ISSN 1983-3644
Volume 2, número 2
A informalidade no Centro da cidade do Rio de Janeiro: o camelódromo da Rua Uruguaiana

No presente artigo será trabalhado a legalização dos camelôs, especificamente os inseridos no Mercado Popular da Uruguaiana no centro da cidade do Rio de Janeiro, que é por sua essência uma atividade informal que foi regulamentada pelo governo municipal no início dos anos 1990. O Mercado Popular da Uruguaiana, popularmente conhecido como Camelódromo, é caracterizado como reflexo local de opções feitas nos níveis político e econômico, em diversas escalas de poder (entre o local e o global), e das transformações tecnológicas e do trabalho. Para isso, observamos as décadas de 1970, 1980 e 1990 nas características políticas, econômicas e da atividade trabalho, ajudando a construir novas formas de trabalho. O Mercado Popular da Uruguaiana está inserido no contexto de políticas públicas para atender grande parte da população desempregada, mas que permanecia ativa no mercado informal (e muitas vezes ilegal), onde o objetivo mais claro, mas não único, era o de desafogar as calçadas dos camelôs desordenados transferindo-os para três galpões construídos especificamente para esta atividade de comércio e também de prestação de serviços.

Palavras-chave: informalidade, camelódromo, precarização do trabalho, opções político-econômicas

In the present article will be studied the legalization of the street traders, specially the ones in the “Mercado Popular da Uruguaiana”, downtown of the city of Rio de Janeiro, which has as it’s essence the informal activity that was regularized by the municipal government in the begging of the 1990’s. The “Mercado Popular da Uruguaiana”, popular known as “Camelódromo”, characterized as the local reflex of options made in the political and economic levels, in different scales of power (between the local and the global), and of the work’s and technology’s transformations. For that, we observe the decades of the 1970’s, the 1980’s and the 1990’s focusing on politic and economic characteristics and work activities; helping building new ways of work. The “Mercado Popular da Uruguaiana” is inserted in the context of public politics to receive a huge part of the unemployed population, but it remained active in the informal market (and many times illegal) where the most clear goal, but not only, was to unflood the mess of sidewalks filled with the street traders transferring them to three storage sheds build specifically to this commercial activity.

Key words: informality, “Camelódromo”, street traders, politic-economic options

Publicada em: 15/04/2009 às04:00 Volume 2, número 2

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