Escopo
A revista GeoPUC é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, voltada para a divulgação da produção acadêmica de professores e alunos de pós-graduação em Geografia e áreas afins, bem como de trabalhos de profissionais de natureza não estritamente acadêmica. Os artigos (forma preferencial de divulgação nesta revista) devem ser inéditos e podem ter uma natureza empírica, experimental ou teórico-conceitual. A revista tem como objetivo de difundir resultados de pesquisas e outros trabalhos, merecedores de destaque e que representem contribuições significativas ao conhecimento geográfico.
ISSN 1983-3644 – Ano de criação: 2009 – Área do conhecimento: Geografia
The GeoPUC magazine is a biannual publication of the Graduate Program in Geography of the Department of Geography and Environment of the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, aimed at disseminating the academic production of professors and graduate students in Geography and related areas, as well as works of professionals of a non-academic nature. The articles (preferential form of disclosure in this journal) must be unpublished and may have a empirical, experimental or theoretical-conceptual nature. The aim of the magazine is to disseminate research results and other works, which deserve to be highlighted and which represent significant contributions to geographic knowledge.
ISSN 1983-3644 - Year of creation: 2009 – Knowledge Area: Geography
La revista GeoPUC es una publicación semestral del Programa de Posgrado en Geografía del Departamento de Geografía y Medio Ambiente de la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro, con el objetivo de difundir la producción académica de profesores y estudiantes de posgrado en Geografía y áreas relacionadas, así como el trabajo de profesionales de naturaleza necesariamente no académica. Los artículos (forma preferida de divulgación en esta revista) deben ser inéditos y pueden ser de naturaleza empírica, experimental o teórico-conceptual. El objetivo de la revista es difundir los resultados de la investigación y otros trabajos, que merecen destacarse y que representan contribuciones significativas al conocimiento geográfico.
ISSN 1983-3644 – Año de Creación: 2009 – Campo de Conocimiento: Geografía
Política editorial
1) Política de avaliação
Conselho avaliador e pareceristas ad hoc
O Conselho Avaliador é composto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos trabalhos enviados para publicação na GeoPUC. Os membros do Conselho Avaliador dos trabalhos de cada número da revista serão indicados pelos membros do Conselho Editorial.
São atribuições dos Membros do Conselho Avaliador:
a) emitir parecer técnico sobre os trabalhos submetidos à revista, de acordo com suas respectivas áreas de especialização e/ou afinidade;
b) apresentar parecer, acerca dos trabalhos sob sua avaliação, preenchendo obrigatoriamente o Formulário de Avaliação de Trabalho Científico;
c) apresentar sugestões de reformulação quando o parecer for favorável, mas houver restrições.
d) embasar e/ou justificar o parecer emitido de acordo com sua área de especialização e/ou afinidade;
e) respeitar os prazos determinados para entrega dos pareceres.
Os membros do Conselho Avaliador, que em duas vezes consecutivas ou alternadas não apresentarem os pareceres em tempo hábil, serão automaticamente substituídos por outros, tendo seu nome excluído do rol de pareceristas da revista GeoPUC.
Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionando a publicação à reformulação do artigo ou trabalho congênere, além de apresentar sugestões para alterações.
Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso.
Aos pareceristas é dado um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial da Revista. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, do parecerista, desde que a dilatação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e divulgação da Revista.
2) Processo de avaliação
O Editor submeterá o artigo à avaliação de (pelo menos) dois membros pareceristas, quanto à sua originalidade, relevância científica, correção, clareza, qualidade gráfica das ilustrações, entre outros aspectos, em caso de discordância caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não, ou texto será submetido a um terceiro parecerista. O processo de avaliação duplo cega dura em média de 60 a 120 dias. De acordo com a avaliação dos pareceristas o artigo poderá receber os seguintes pareceres: a) artigo aceito para publicação, b) artigo aceito para publicação com correção(ões) ou c) artigo recusado. Se o artigo receber o parecer de " b) artigo aceito para publicação com correção(ões)", o autor terá o prazo de trinta (30) dias corridos, a partir da data de recebimento do parecer, para devolvê-lo revisto. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, do(s) autore(s). Após o envio das correções, estas podem ser submetidas a uma nova rodada de avaliação ou serão apreciadas diretamente pelo Conselho Científico.
3) Periodicidade
A periodicidade da revista será semestral, podendo ser lançados números especiais durante o ano.
4) Política de acesso público
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. A GeoPUC não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.
5) Política de privacidade
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
6) Ética na publicação
A GeoPUC segue, tanto do ponto de vista ético quanto operacional as diretrizes do Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/core-practices), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://cnpq.br/documentos-da-ciac). Estas diretrizes visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética.
Responsabilidades dos atores envolvidos no processo de editoração/publicação
Aos autores: devem garantir que o texto é inédito e que foram feitas as devidas citações aos textos consultados na elaboração do manuscrito. O trabalho apresentado deve ter embasamento teórico que sustente uma discussão clara e objetiva, bem como possibilite a replicação dos experimentos. Não serão aceitos plágios e nem a submissão do mesmo manuscrito para mais de uma revista. Devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse, financeiro ou não, direto e/ou indireto.
Editores: é responsabilidade dos editores avaliar os textos levando em conta somente o seu mérito. Não devem utilizar informações não publicadas para embasamento de sua própria pesquisa sem o consentimento do autor.
Avaliadores: o documento recebido deve ser tratado com confidencialidade. Não deve utilizar as informações dos originais avaliados para benefício de sua própria pesquisa. As avaliações devem ser claras e conter todos os argumentos necessários para fundamentá-la, desta forma os autores poderão aprimorar seus artigos. O parecerista deve comunicar o editor caso não se sinta qualificado e/ou tenha algum conflito de interesse com o manuscrito.
Autoria
Configuram como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. O autor deve atender um ou mais dos seguintes requisitos: (1) participação na idealização do desenho do estudo; (2) participação na coleta, análise e interpretação dos dados; (3) participação na redação do estudo; e (4) participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão. Colaborar na coleta de dados, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um estudo. Nessas situações, quem colaborou pode ser citado em Agradecimentos.
Indexadores