ISSN 1983-3644
Normas

Diretrizes para autores

Serão aceitos, para publicação na GeoPUC – Revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, os seguintes trabalhos:

  • a) artigos: relacionados preferencialmente a temáticas geográficas (ou de evidente relação com os temas de nossa disciplina) e apresentados sob a forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa;
  • b) notas relacionadas às observações, opiniões, críticas, comentários e explicações sobre temas relativos às temáticas geográficas;
  • c) resenhas: de livros, de teses ou dissertações, bem como comentários de filmes.
  • d) Quando se tratar de trabalhos de alunos (graduação ou pós-graduação), deve constar, como nota de rodapé, na primeira página, o nome do orientador ou professor responsável pela pesquisa que tenha originado o trabalho apresentado.

Os trabalhos da GeoPUC Revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio deverão seguir a seguinte extensão:

  • a) artigos preferencialmente entre 15 e 25 páginas, incluindo as referências;
  • b) notas, comentários e resenhas: entre 3 a 8 páginas;

Os artigos deverão ser editados em MS Office 2000 (Word) ou versões posteriores, em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, com notas de rodapé. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita em baixo, à direita.

O título do trabalho em português deve aparecer centralizado com fonte Arial, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. O título correspondente em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) deve obedecer às especificações anteriores mas com fonte arial 10.

Após o título (e subtítulo) devem estar, recuados à direita, os nomes dos autores (fonte tamanho 12, negrito e espaçamento simples), titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) (estes em fonte tamanho 10 e espaçamento simples). O trabalho científico em forma de artigo deve conter um resumo em português e o resumo correspondente em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol com um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples, sem negrito, justificado e com os termos resumo ou resumo em língua estrangeira (abstract, resumé etc) centralizados e em negrito. Deverá constar uma relação de até cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho apresentadas em português e em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol em fonte arial 10, alinhadas à esquerda, separadas por vírgula, com os termos Palavras-chave ou equivalente em língua estrangeira (Keywords, Mots-clés etc) em negrito. Não usar tradutor automático.

Os subtítulos ao longo do texto devem vir em minúsculas (a primeira letra em maiúsculas), negrito e fonte arial 12, com espaçamento de parágrafo.

Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado, pois os artigos, resenhas e notas não serão revisados pela equipe da GeoPUC e são de exclusiva responsabilidade dos autores.

A ordem seqüencial será: título em português, dados sobre os autor(es), resumo em português, palavras-chave em português, título em língua estrangeira, resumo em língua estrangeira, palavras-chave em língua estrangeira. Em seguida inicia-se o texto propriamente dito.

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito, com recuo de parágrafo). É necessário conter introdução (ou semelhante) e conclusão ou considerações finais (ou finalização semelhante).

Tabelas e ilustrações (ABNT NBR 14724/dezembro/2005) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a seqüência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento simples) e as ilustrações título/legenda na parte inferior (fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.

As notas devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra e colocadas no rodapé da página, com fonte arial tamanho 10, justificadas, As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Arial fonte tamanho 10, com espaçamento simples. Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão:
- sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Silva (1997, p. 54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p. 54).

As referências deverão seguir os modelos e exemplos abaixo:

Livros:

AUTOR (ES).Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc). Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.GRAZIANO DA SILVA, José. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 1982, 192p.

Dissertações e teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver). MARAFON, Glaucio José. A dimensão espacial do complexo agroindustrial soja no estado do Rio Grande do Sul. 225f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

Capítulos de livro:

AUTOR (ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo. HAESBAERT, Rogério. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs). Geografia: conceitos e temas. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, 353 p.p. 165-205.

Trabalhos apresentados em congressos:

AUTOR (ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho. RUA, João. Transformações sócio-espaciais do rural fluminense. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. 14., 1998, Presidente Prudente. Comunicações... Presidente Prudente: UNESP, FCT, 1998. p.300-301.

Artigos de revistas:

AUTOR (ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo. FERREIRA, Assuério. Migrações internas e subdesenvolvimento: uma discussão. revista de Economia Política, São Paulo, v.6, n.1, p.98-124. jan./jun.1986.

Informação obtida via CD-ROM:

AUTOR. Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte. Notas. CIDE. Anuário Estatístico do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997. CD-ROM.

www:

AUTOR (ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso. MORAES, Antonio Carlos Robert de. O território brasileiro no limiar do século XXI. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2000.

Ao listar as referências deve-se escrever o nome dos autores por extenso, respeitando as orientações e utilizando o traço como indicador de repetição do nome do autor.

O artigo deve ser encaminhado para os editores da GeoPUC Revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio por meio eletrônico, que o submeterá a dois membros do Conselho Avaliador para fazer a avaliação do mesmo, levando em consideração a originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.

Ao enviar os trabalhos para publicação, o (s) autor (es) está (ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais da revista GeoPUC Revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e, além disso, assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade. Os trabalhos exprimem as opiniões dos autores, e não necessariamente as do Grupo PET-Geografia da PUC-Rio ou do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, bem como dos Conselhos Editorial ou Avaliador da GeoPUC Revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio.

A revista supracitada não reterá os direitos autorais de artigos não publicados e, nesse caso, os autores serão avisados por meio eletrônico. Os artigos deverão ser enviados via eletrônica para o endereço da revista: http://publique.rdc.puc-rio.br/geopuc ou pelo e-mail: geopuc@puc-rio.br.

Diretrizes para submissão (Todos os itens obrigatórios)

  • • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Não sendo o caso, justificar por e-mail com o assunto "Comentários ao Editor".
  • • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • • Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://www.puc-rio.br) estão ativos.
  • • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas nesta seção.

Lembramos que é de total responsabilidade do autor a revisão ortográfica do texto submetido para avaliação, uma vez que não serão feitas alterações por parte do Conselho Avaliador.

(1/1)
ImprimirVoltar

Imagem do brasão da PUC-Rio Imagem do selo Acrobat Reader Powered by Publique!