Por novas práticas pedagógicas que ressignifiquem o currículo da geografia escolar: o trabalho de campo como recurso para o ensino de Geografia
Por: Rafael Henrique de Albuquerque
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O presente artigo visa contribuir para as reflexões sobre a necessidade de renovação das formas de se ensinar Geografia nas escolas, saindo do lugar comum das aulas tradicionais, onde o aluno tem papel secundário na relação ensino-aprendizagem, para aulas que a reflexão e a proposição de ideias para soluções de problemas do cotidiano do aluno, sejam o objetivo principal. Para tal, na última parte deste artigo será apresentada uma experiência, ainda não acabada, sobre o uso do trabalho de campo como recurso para o ensino de Geografia na escola onde trabalho.
Palavras-chave: ensino de Geografia, currículo e trabalho de campo
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This article aims to contribute to the reflections on the need to renew the ways of teaching Geography in schools, leaving the common place of traditional classes, where the student has a secondary role in the teaching-learning relationship, for classes that reflection and proposition. ideas for everyday student problem solving are the main goal. To this end, the last part of this article will present an unfinished experience on the use of fieldwork as a resource for teaching geography in the school where I work.
Keywords: Geography teaching, curriculum and fieldwork |
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Por novas práticas pedagógicas que ressignifiquem o currículo da geografia escolar: o trabalho de campo como recurso para o ensino de Geografia
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Publicada em: 07/11/2019 às11:53 Volume 11, número 21