ISSN 1983-3644
Volume 12, número 22
Políticas Públicas de Mobilidade Urbana e a Dinâmica da Segregação da Zona Oeste do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro divide-se em cinco Áreas de Planejamento, dentre elas, a 5ª Área de Planejamento (AP5), conhecida como Zona Oeste. Este estudo objetiva-se a estudar as questões que envolvem o transporte público coletivo do bairro de Realengo, localizado na AP5, até grandes áreas de influência comercial e prestação de serviços, a Central do Brasil e a Barra da Tijuca. Entender e apontar como a Mobilidade Urbana pode influenciar na vida do usuário regular de transporte público, as dificuldades no acesso ao transporte, a precarização do serviço e até uma possível segregação socioespacial. Os dados coletados através questionários virtuais e presenciais, além de estudos de campo serão acareados com informações obtidas de fontes governamentais, como o site da Prefeitura e das empresas e concessionárias prestadoras do serviço de transporte público. Este estudo terá como base uma Politica Pública, o DECRETO RIO Nº 45781 de 03 de Abril de 2019, que institui o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município do Rio de Janeiro.

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Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Segregação Socioespacial; Política Pública

Rio de janeiro City has five planning areas and the fifty one of those is known as West zone. This study aims to study the issues involving public transportation from Realengo neighborhood, located in AP5, to large areas of commercial influence and service, the Central do Brasil and Barra da Tijuca. Understand and point out how Urban Mobility can influence the lives of regular public transport users, difficulties in access to transport, poor service and even possible socio-spatial segregation.. The data collected through virtual and face-to-face questionnaires, as well as field studies will be provided with information obtained from government sources, such as the City Hall website and the companies and concessionaires providing public transportation services. This study will be based on a Public Policy, Decree No. 45781 of April 3, 2019 , which establishes the Sustainable Urban Mobility Plan of the Municipality of Rio de Janeiro.


Keywords: Urban Mobility; Socio-spatial segregation; Public Policy
Publicada em: 10/03/2020 às13:51 Volume 12, número 22

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