OS PENETRAS DO ESPETÁCULO
Por: Luciano Dalcol Rodrigues Viana
 | Este artigo propõe investigar as contribuições o olhar do migrante na construção de uma sociedade mais igualitária. Para tal, baseamos nossa análise nas propostas levantadas por Guy Debord, em “A Sociedade do Espetáculo”, contras-tando com a análise literária dos versos da obra “Como Gostais”, de William Shakespeare. O objetivo principal é buscar o papel daqueles que ainda irão compor a cidade, o sujeito migrante. É inegável o papel atrativo dos centros urbanos, e assim, é necessário pensar naqueles que, se no momento não habitam a cidade, deverão faze-lo em algum momento no futuro. É pensar naqueles que vem de outras cidades, o que quer dizer que estão acostumados à vida urbana, mas são desconhecedores das particularidades da nova cidade onde residem. Sendo assim, propõe-se neste ensaio uma análise do papel do migrante enquanto sujeito da cidade, elemento não convidado, mas presente no espe-táculo urbano. Espera-se demonstrar o valor do seu olhar sobre o espetáculo, seu papel nele e de como encerrar as cortinas para finalmente viver o real, de forma mais hones-ta e justa. Reverberamos a proposta de Raoul Vaneigem, onde talvez a resposta para o desmantelamento do espetá-culo esteja para além de uma ação coletiva qualquer; os sujeitos urbanos conseguirão terminar com a ditadura do parecer através da visão do sujeito, da individualidade, onde poderíamos reverter a lógica do urbano capitalista. Palavras-chave: Sociedade do Espetáculo, Migrante, Geografia Urbana.
| |  | This article aims to investigate the possible contributions from the point-of-view of migrants to build a more egali-tarian society. In order to do so, we supported our analysis on the writings of Guy Debord’s “Society of the Spectacle”, comparing with the readings of some verses found in Wil-liam Shakespeare’s piece “As You Like It”. The main objec-tive is to observe the role of those who will be part of the city, the subject-migrant. It is undeniable the attraction urban areas generate on people, and it is necessary to think on those that, if they do not live in the city, they may move any time in the future; to think on those people that come form other cities, who are used to urban life, but are unaware of the particularities of the new city they are transferring themselves to. Hence, this essay proposes an analysis of the role of the migrant as a subject in the city, uninvited, but present in the urban spectacle. It is ex-pected to demonstrate the importance of this subject’s point-of-view over the specta-cle, his role in the demonstrations, We make echo to the proposals of Raoul Vaneigem, where the answer to the end of the spectacle may come not in the format of some collec-tive action; the urban subjects will end with the dictatorship of appearances through the sights of each one, individually, reversing the capitalist urban logic. Keywords: Society of the Spectacle, Migrant, Urban Geography.
| |  | OS PENETRAS DO ESPETÁCULO |
Publicada em: 09/12/2014 às14:30 Volume 6, número 11
|