PRODUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
Por: Gustavo do Nascimento Lopes
 |
O desenvolvimento do capitalismo toma de assalto a cida-de, promovendo a implosão/explosão do urbano. O auto-móvel, objeto técnico fundamental nesse projeto de trans-formação do urbano, ao mesmo tempo em que se desen-volve, cria a sua própria dependência. Tal processo não pode ser analisado sem se levar em conta a produção e reprodução do espaço, nem sem a correlata transformação da vida cotidiana. Diante da atual crise ambiental e/ou urbana, emergem defensores da bicicleta como alternativa à (i)mobilidade urbana centrada no automóvel. Mesmo o Estado, historicamente o ator social que comandou a adaptação das cidades ao automóvel, promove, mesmo que timidamente, o seu uso. Este artigo busca organizar uma base teórica para o entendimento desta questão. Palavras-chave: Produção do Espaço, Representação do Espaço, (I)Mobilidade Urbana. |
|
 |
The development of capitalism assaults the city, promot-ing the implosion/explosion of the urban. The automobile, fundamental technical object in this transformation pro-cess of the urban, creates its own dependence meanwhile it is developed. Such process cannot be analyzed without taking into account the production and representation of space, or its counterpart transformation of the everyday life. Given the current environmental and/or urban crisis, some have emerged defending the bicycle as alternative for automobile-centered urban (im)mobility. Even the State, historically the social actor which commanded cities adaptation to the automobile, promote, though shyly, its use. This article intends to organize a theoretical basis for the understanding of this issue. Keywords: Production of Space, Representation of Space, Urban (Im)Mobility. |
|
 |
PRODUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO |
Publicada em: 01/07/2014 às09:40 Volume 6, número 10