ISSN 1983-3644
Volume 4, número 6
DISCURSOS E PRÁXIS NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Resumo
Nosso objetivo consiste na investigação do processo de construção da sociedade capitalista ocidental, iniciado com a instalação do sistema-mundo. Constantemente, em busca da manutenção do poder sobre os povos periféricos, as hegemonias mudam discursos e práxis. Essa permanente instabilidade dos mecanismos de gestão da centralidade leva a ocultar a dependência que os atores dominantes têm dos subalternos, bem como a evitar as tentativas de levantes contrários e tornar a configuração internacional e o self eurocentrado normais aos olhos de todos.
Palavras-chave: Ocidente, Ideologia, Globalização, Capitalismo, Contradições.

Resumen
Nuestro objetivo consiste en la investigación del proceso de construcción de la sociedad capitalista occidental, iniciado con la instalación del sistema-mundo. Constantemente, en busca del mantenimiento del poder sobre los pueblos periféricos, las hegemonías cambian discursos y praxis. Esa permanente instabilidad de los mecanismos de gestión de la centralidad lleva a ocultar la dependencia que los actores dominantes tienen de los subordinados, así como a evitar los intentos de levantamientos contrarios y tornar la configuración internacional y el self eurocentrado normales a los ojos de todos.
Palabras claves: Occidente, Ideología, Globalización, Capitalismo, Contradicciones.
Publicada em: 14/02/2012 às12:30 Volume 4, número 6

Outras matérias:
anterior < DA MODERNIDADE A SUSTENTABILIDADE: A PERPETUAÇÃO DE UM DISCURSO » FROM MODERNITY TO SUSTAINABILI... próxima > Resenha: A CIDADE NO SÉCULO XXI: SEGREGAÇÃO E BANALIZAÇÃO DO ESPAÇO »

FERREIRA, Alvaro. A cidade no

...
ImprimirVoltar
Imagem do brasão da PUC-Rio Imagem do selo Acrobat Reader Powered by Publique!