Didatizando a pesquisa, complexificando o ensino: exercícios de educação geográfica para a cidadania no campo do Rio de Janeiro – uma proposta de educação agroflorestal
Por: Lívia Ferreira de Mendonça
| A fim de integrar a tradicional dicotomia dos estudos geográficos, este artigo procura articular questões tratadas nas pesquisas geográficas com práticas pedagógicas da licenciatura em geografia. A temática desenvolvida traz para a esfera das políticas públicas do governo fluminense a discussão dos caminhos definidos para a promoção da qualidade de vida no espaço rural do estado do Rio de Janeiro, propondo caminhos potenciais para que pequenos produtores agrícolas possam ser cada vez mais responsáveis pelo fornecimento alimentar da região, a partir de atividades agroecológicas. Estas, por sua vez, devem promover o desenvolvimento endógeno e a preservação dos recursos ambientais no interior fluminense, considerando questões geomorfológicas e ambientais essenciais para produções agrícolas sustentáveis. Além da preocupação do estudo em relação às políticas públicas para as sustentabilidades, a temática também exalta a necessidade de um trabalho formador básico de crianças, jovens e agricultores estaduais para que a agroecologia, mais do que um simples tema, possa ser concebida, a partir das escolas rurais e cooperativas agropecuárias, como viés estruturante de ações regionais capazes de promoverem a sustentabilidade das populações locais. Sem a tradicional dicotomia entre as áreas do conhecimento geográfico e aliando-se à educação básica e técnica, tentaremos propor uma gestão territorial fluminense mais sustentável, mais integradora, que tenha como meta o desenvolvimento socioespacial do estado.
Palavras-chave: Espaço Rural Fluminense, Gestão Territorial, Agroecologia, Educação Agroflorestal | | | In order to integrate the traditional dichotomy of the geographical studies, this article seeks to articulate questions of geographical research with pedagogical practices on geography graduation. the thematic developed here, brings to sphere of the fluminense’s government public policies, the discussion about the life quality standards defined for the rural area of Rio de Janeiro state, proposing potentials ways to make smalls farmers becomes even more responsible for the food supply in the region, through agroecological activities. This type of activity should promote the endogenous development and preservation of the natural resources in the fluminense’s rural area, considering essential geomorphologic and environmental issues for the sustainable agricultural production. Besides the study’s focus on the public policies for sustainability, the thematic also exalts the need of a work on the basic formation of childrens, young people, and state’s farmers so the agroecology, more than a simple theme, can also be conceived as a structural center in the rural schools and agricultural cooperatives, promoting actions capable to improve the sustainability of the local populations. Without the traditional dichotomy between the areas of geographical knowledge and combining this to the basic and technical education, we are going to try to propose a more sustainable and more inclusive management of the fluminense’s territory with the major target in the state’s social development.
Keywords: Fluminense’s Rural Space, Territorial Management, Agroecology, Agro-forestry education | | | Didatizando a pesquisa, complexificando o ensino: exercícios de educação geográfica para a cidadania no campo do Rio de Janeiro – uma proposta de educação agroflorestal |
Publicada em: 15/04/2009 às03:00 Volume 2, número 2
|