ISSN 1983-3644
Volume 13, número 25 - Dossiê Encontro de Egressos da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio
Breve análise das transformações espaciais do e no eixo de urbanização Rio de Janeiro (RJ) – Juiz de Fora (MG) entre 1861 e 1980

O objetivo deste artigo é analisar brevemente as principais transformações espaciais, no e do eixo de urbanização Rio de Janeiro (RJ) – Juiz de Fora (MG), que se configuraram como desenvolvimentos geográficos desiguais entre 1861 e 1980. O eixo Rio de Janeiro–Juiz de Fora efetivamente se configurou com a inauguração da Estrada União e Indústria, em 1861, entre esta cidade e Petrópolis (RJ). Os lucros com o comércio do café permitiram uma transferência indireta de capitais que impulsionou a industrialização das três cidades. Essa industrialização se processou em conjunto com a urbanização incipiente do eixo, caracterizada pelo início da dominação da vida agrária pela vida urbana e da imposição de novas lógicas e racionalidades. Em 1928, com a inauguração da Estrada Rio–Petrópolis, deu-se início a um novo momento da periodização adotada, no qual o rodoviarismo suplanta o modal ferroviário e ocorre expressiva concentração industrial no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias (RJ) e industrialização periférica de Juiz de Fora e Petrópolis, além de expansão da malha urbana das quatro cidades e consolidação da urbanização do eixo.

Palavras-chave: Desenvolvimentos geográficos desiguais, eixos de urbanização, transformações espaciais, Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG).

This paper aims to analyse the main spatial transformations, in and of the axis of urbanisation Rio de Janeiro (RJ, Brazil) – Juiz de Fora (MG, Brazil), which were configured as uneven geographical developments between 1861 and 1980. The Rio de Janeiro–Juiz de Fora axis was effectively set with the opening of União e Indústria Road, in 1861, between this city and Petrópolis (RJ, Brazil). The profits with coffee market allowed an indirect shift of capital that gave boost to the industrialisation of the three cities. This industrialisation happened together with the incipient urbanisation of the axis, characterised by the beginning of the domination of agrarian by urban life and the imposition of new logics and rationalities. In 1928, with the opening of Rio–Petrópolis Road, a new moment of the periodisation here adopted began, in which the cars supersede the trains and in which occurs significant industrial concentration in Rio de Janeiro and Duque de Caxias (RJ, Brazil) and a peripheral industrialisation of Juiz de Fora and Petrópolis, in addition to the expansion of the urban form in these four cities and to the consolidation of the urbanisation of the axis.

Keywords: Uneven geographical developments. Axes of urbanisation, spatial transformations, Rio de Janeiro (RJ, Brazil), Juiz de Fora (MG, Brazil).
Publicada em: 09/10/2020 às12:06 Volume 13, número 25 - Dossiê Encontro de Egressos da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio

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