ISSN 1983-3644
Volume 13, número 24
Interlocuções acerca das práticas de formação: a experiência do IFES campus Vitória

O presente trabalho problematiza a oferta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo campus Vitória. No campo teórico, trazemos as reflexões das bases conceituais da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma abordagem qualitativa por meio da Pesquisa-ação operando com a observação participante e questionários com estudantes do curso técnico integrado de Segurança do Trabalho. Já a pratica pedagógica aqui relatada incorporou duas músicas populares às aulas de Geografia: “Aquarela do Brasil”, composta por Ary Barroso, na década de 1930; e “Brasil”, de Cazuza, George Israel e Nilo Romero, gravada na década de 1980. Ao considerar que a Geografia estuda as interrelações entre os elementos físicos e antrópicos que compõem o espaço geográfico, foram propostas atividades associadas as letras das músicas em questão, que visavam analisar em que medida os estudantes pactuam com estereótipos sobre o povo brasileiro e se concordam com alguns lugares-comuns sobre a natureza brasileira. Constatou-se que, de maneira geral, os discentes reproduzem discursos que enaltecem demasiadamente elementos físicos do Brasil e, por outro lado, depreciam os cidadãos brasileiros.

Palavras-chave: Proeja, espaço geográfico, música.

The present article problematize the offer of the National Program for the Integration of Profissional Education with Basic Education at the Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), in the Federal Institute of Espírito Santo in Vitória campus. In the theoretical field, we draw as reflections of the conceituais bases of Education of Young and Adults. From a methodological point of view, we present a qualitative approach through research-action operating with participant observation and questionnaires with students of the integrated safety-at-work technician. The pedagogical practice here reported incorporated two popular songs into the geography classes: "Aquarela do Brasil ', composed by Ary Barroso, in the 1930s, and" Brasil ", by Cazuza, George Israel and Silvio Romero, recorded in the 1980s. When onsidering that Geography studies the interrelationships between the physical and anthropic elements that make up the geographic space, it was proposed activities associated with the lyrics, which aimed to analyze the extent to which students agree with stereotypes about the Brazilian people and whith commonplaces about the Brazilian nature. It was found that, in general, the students reproduce discourses that exalt too much physical elements of Brazil and, on the other hand, depreciate the Brazilian citizens.


Keywords: Proeja, geographic space, music.
Publicada em: 07/08/2020 às12:04 Volume 13, número 24

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