ISSN 1983-3644
Volume 13, número 24
Feira de Conhecimentos sobre América Latina: autonomia na formação e na prática docente

Muitos são os desafios dos educadores recém-formados. No ensino de ciências humanas, uma das dificuldades atuais é lidar com o excesso de informações disponíveis em meio digitais, por vezes mais “atrativas” para as crianças e adolescentes. O estudo sobre a América Latina no Ensino Básico é diretamente afetado, uma vez que poucos brasileiros conhecem a história e as dinâmicas da região, sendo um conteúdo pouco acessível à maioria dos estudantes de escola pública. Pensando em mecanismos de ampliar e contribuir com uma formação docente que valorize a autonomia e a curiosidade, e favoreça os saberes latino-americanos, o presente texto visa apresentar o projeto denominado Feiras de Conhecimentos Sobre América Latina, realizado no Departamento de Geografia da UFBA, e comenta-o a partir de conceitos da Educação e da Geografia, explorando noções como professor pesquisador, epistemologia da prática, pedagogia da autonomia, cotidianidade, instalações geográficas, entre outros.

Palavras-chave: América Latina; epistemologia da prática; autonomia; Ensino de Geografia; instalação geográfica.

There are many challenges for new educators. In the teaching of humanities, one of the current difficulties is dealing with the excess of information available in digital media, sometimes more "attractive" for children and adolescents. Thinking of mechanisms to expand and contribute to a teacher formation that values autonomy and curiosity, this text aims to present the project called Knowledge Fair about Latin America, carried out at the Department of Geography of the UFBA, and comments on it from the concepts of Education and Geography, exploring notions as a research teacher, epistemology of practice, pedagogy of autonomy, daily life, geographical installations, etc.

Keywords: Latin America; practice epistemology; autonomy; Geography teaching.
Publicada em: 07/08/2020 às12:04 Volume 13, número 24

Outras matérias:
anterior < Aproximações entre o empresariamento urbano e reestruturação de cidades médias: O caso do shopping center de Cabo Frio-RJ » ... próxima > Interlocuções acerca das práticas de formação: a experiência do IFES campus Vitória » ...
ImprimirVoltar
Imagem do brasão da PUC-Rio Imagem do selo Acrobat Reader Powered by Publique!