ISSN 1983-3644
Volume 12, número 22
O Cotidiano e o Educacional: Enclaves sobre a história da disciplinarização

No presente artigo buscamos produzir um diálogo aberto entre cotidiano e a disciplinarização científica e educacional, tendo como ponto de convergência, o mundo do trabalho que será mediador dessa relação imbricada na rotina do fazer, do dia a dia do indivíduo. Tendo no primeiro momento uma discussão do que é o cotidiano, suas maneiras de ocorrer no tempo e espaço. Por conseguinte, é feita uma análise do que é e como se dá a disciplinarização. E por fim, faremos um panorama da discussão sobre a importância de pensar novas maneiras de atuar na cotidianidade da escola através da interdisciplinaridade entre geografia e matemática.

Palavras-chave: Educação; Disciplinaridade; Cotidiano.

In the present article, we seek to produce an open dialogue between daily life, scientific disciplinarization and educational, having as a point of convergence, the world of work that will be mediated by the relationship imbricated in the routine of doing, in the daily rotine of the in dividual . First we will have a discussion about what is daily life, its ways to occur in time and space. By considering, an analysis is made of what disciplinarization is and how it occurs. Finally, we will give an overview of the discussion about the importance of thinking about new ways of performing the school routine through the interdisciplinarity between geography and mathematics.


Keywords: Education; Disciplinarity; Daily.
Publicada em: 10/03/2020 às13:50 Volume 12, número 22

Outras matérias:
anterior < Entre o rural, o urbano e o ambiental: o espaço perimetropolitano do Rio de Janeiro e suas diferentes representações » ... próxima > Por uma epistemologia política do espaço: A metafilosofia como base Ontológica e Epistemológica para o entendimento do espaço » ...
ImprimirVoltar
Imagem do brasão da PUC-Rio Imagem do selo Acrobat Reader Powered by Publique!