ISSN 1983-3644
Volume 12, número 22
Movimentos sociais e o olhar geográfico: apontamentos conceituais e a breve análise do movimento de ocupação das escolas públicas em 2016

As sociedades contemporâneas possuem as desigualdades socioespaciais como questões inerentes às suas realidades. Logo, o surgimento e consolidação dos movimentos sociais torna-se então uma consequência dessa realidade. Os movimentos são formas organizacionais de pessoas que se aproximam, se mobilizam e reivindicam, lutam pela conquista de direitos que o Estado deveria oferecer, mas que de fato não acontece. Levando em conta essas sociedades atuais, novas formas de leitura e compreensão dos movimentos se fazem necessárias, fugindo a perspectiva tradicional de análise. Portanto, o objetivo que norteia o trabalho consiste na breve análise do movimento de ocupação de escolas públicas em 2016 a partir de uma análise conceitual dos movimentos sociais e quais contribuições a ciência geográfica tem a oferecer a essas discussões. O trabalho possui a revisão bibliográfica como método.

Palavras-chave: Movimentos Sociais; Geografia; Movimento de ocupação; Escolas Públicas

Contemporary societies have socio-spatial inequalities as inherent issues in their realities. Thus, the emergence and consolidation of social movements then becomes a consequence of this reality. Movements are organizational forms of people who approach, mobilize and claim, fight for the conquest of rights that the state should offer, but in fact does not. Taking into account these current societies, new forms of reading and understanding of movements are necessary, departing from the traditional perspective of analysis. Therefore, the objective that guides the work consists in the brief analysis of the movement of occupation of public schools in 2016 from a conceptual analysis of social movements and what contributions the geographical science has to offer to these discussions. The work has the literature review as a method.



Keywords: Social Movements, Geography, Occupation Movement, Public Schools
Publicada em: 10/03/2020 às13:51 Volume 12, número 22

Outras matérias:
anterior < Viagem ao Centro do "Terroir": Observando possibilidades geográficas » ... próxima > Políticas Públicas de Mobilidade Urbana e a Dinâmica da Segregação da Zona Oeste do Rio de Janeiro » ...
ImprimirVoltar
Imagem do brasão da PUC-Rio Imagem do selo Acrobat Reader Powered by Publique!