O homem no espelho: os percursos da vaidade masculina
Por: Heraldo Alcântara de Andrade
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Este trabalho, como resumo da dissertação de mestrado apresentada ao PIPGLA/UFRJ, tem o propósito de discutir o processo performativo e discursivo da vaidade masculina, tendo como parâmetro a masculinidade como uma construção social. Deste modo, em uma conjuntura social que promove novas identidades e rupturas de identidades pensadas como naturais e imutáveis, a figura do homem se (re)inventa, enquanto se adapta a uma nova realidade. A masculinidade, dentro de um entendimento hegemônico, é construída sobre pilares altamente rígidos e regulados, é composta por atributos sociais que colocam os homens social e economicamente acima das mulheres, em uma posição hierárquica que promove o prestígio e status (BADINTER, 1993). Entretanto, a partir da década de 1960, a masculinidade hegemônica tem sido contestada, discutida e criticada sob diversas formas e em diversos campos teóricos, o que promove uma adaptação no campo social. Portanto, baseado em leituras e teorias que discorrem sobre gênero, masculinidades, consumo, vaidade e identidade, proponho uma reflexão sobre como a masculinidade é performatizada através da vaidade e dos cuidados pessoais, situada em um contexto pós-moderno.
Palavras-chave: masculinidades; vaidade; identidade masculina; contemporaneidade; consumo
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This paper, as a summary of the master's dissertation presented to PIPGLA / UFRJ, has the purpose of discussing the performative and discursive process of male vanity, having as a parameter masculinity as a social construction. Thus, in a social conjuncture that promotes new identities and ruptures of identities thought as natural and unchanging, the figure of man (re) invents himself, while adapting to a new reality. Masculinity, within a hegemonic understanding, is built on highly rigid and regulated pillars, composed of social attributes that place men socially and economically above women in a hierarchical position that promotes prestige and status (Baddin, 1993). However, since the 1960s, hegemonic masculinity has been contested, discussed and criticized in various forms and in various theoretical fields, which promotes an adaptation in the social field. Therefore, based on readings and theories that discuss gender, masculinities, consumption, vanity and identity, I propose a reflection on how masculinity is performed through vanity and personal care, situated in a postmodern context.
Keywords: masculinities; vanity; male identity; contem-poraneity; consumption
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O homem no espelho: os percursos da vaidade masculina
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Publicada em: 07/11/2019 às11:51 Volume 11, número 21
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