ISSN 1983-3644
Volume 12, número 23
Para bom provedor uma plataforma moodle basta: estudo sobre a construção de territórios virtuais na formação em EaD

Esse estudo investiga os fatores desumanizantes presentes na construção de territórios virtuais na formação em EaD. A abordagem de implicação de pesquisa foi utilizada como metodologia nas análises dos processos de construção de territórios virtuais na formação em EaD. A investigação abrange dois grupos de intervenientes em diferentes níveis de ensino: Educação Superior e Nível de Especialização Strictu Sensu. O objetivo desse trabalho foi identificar os fatores desumanizantes presentes na construção de territórios virtuais na formação em EaD, relatando as interações locais que podem envolver agentes econômicos e agentes de conhecimento. O resultado parcialmente avistado com esse trabalho foi o de revelar que o uso de recursos inovativos submerso no espaço territorial em formação EaD, nas relações de poder geograficamente sistematizadas pelas perspectivas neoliberais, exigirem o ônus da multifuncionalidade do professor e a desvalorização humana da docência.



Palavras-chave: Territórios virtuais, cotidiano, formação para o trabalho

This study investigates the dehumanizing factors present in the construction of virtual territories in distance education. The resarch implication approach was used as a methodology in the analysis of the processes of virtual territory construction in distance education. The research covers two groups of stakeholders at diferente levels of education: Higher Education and Strictu sensu specialization level. The objective of this work was to identify the dehumanizing factors presente in the construction of virtual territories in distance education, reporting local interactions that may envolve economic agentes and knowledge agentes. The result partially seen with this work was to reveal that the use of innovative resources submerged in the territorial space under formation in distance education, in the power relations geographically systematized by neoliberal perspectives, demand the burden of teacher multifunctionality and the human devaluation of teaching.


Keywords: Virtual territories, daily life, training for work
Publicada em: 25/05/2020 às10:55 Volume 12, número 23

Outras matérias:
anterior < A Gentrificação no Rio de Janeiro e as consequências nas periferias » ... próxima > RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO APROVADAS: ANO DE 2019 » ...
ImprimirVoltar
Imagem do brasão da PUC-Rio Imagem do selo Acrobat Reader Powered by Publique!