ISSN 1983-3644
Volume 13, número 25 - Dossiê Encontro de Egressos da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio
Transporte ferroviário no Brasil: Gargalos para a gestão pública dos trens regionais de passageiros no trecho Macaé-Campos dos Goytacazes

Esse artigo tem como objetivo demonstrar os resultados da pesquisa realizada em 2018, no estado do Rio de Janeiro, sobre os entraves da gestão pública e os motivos de conflitos de interesse para a ativação do sistema de transporte ferroviário de passageiros no trecho Macaé-Campos, à luz do Projeto da EF-118 e de outros fatores agravantes. Analisou-se a mobilidade regional ferroviária não apenas como alternativa possível de transporte de massa, mas como um vetor de desenvolvimento, capaz de impulsionar novos processos de ordenamento territorial e de desenvolvimento tecnológico e econômico, principalmente do ponto de vista da gestão pública regional para o estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Ferrovias, mobilidade regional, gestão pública, vácuo geopolítico de poder, paradoxo organizacional.

This article aims to demonstrate the results of a research conducted in 2018, in the state of Rio de Janeiro, on the obstacles of public management and the reasons for conflicts of interest for the activation of the rail passenger transport system in the Macaé-Campos stretch in light of the EF-118 Project and other aggravating factors. Regional rail mobility was analyzed not only as a possible alternative mass transport, but as a vector of development, capable of promoting new processes of territorial planning and technological and economic development, mainly from the point of view of regional public management for the Rio de Janeiro state.

Keywords: Railways, regional mobility, public management, geopolitical power vacum, organizational paradox.
Publicada em: 09/10/2020 às12:00 Volume 13, número 25 - Dossiê Encontro de Egressos da Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio

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