A atualidade e o ensino da geografia: algumas reflexões
Por: Carlos Laete Rodrigues Pascoal
 |
O presente artigo busca refletir sobre uma perspectiva para o ensino de Geografia e para a escola na atualidade, que leve em consideração as novas conjunturas que se apresentam e que apontam para a necessidade de se realizar uma mudança profunda na forma como o ser humano vem escrevendo sua história. Desta forma, buscou-se refletir a respeito de uma perspectiva para a Geografia que se demonstre mais eficaz ao objetivo de se apreender a essencialidade dos fatos na atualidade e que, neste sentido, não deixe de considerar todas as problemáticas socioambientais persistentes, oferecendo bases sólidas para a construção de uma alternativa efetiva. As discussões apresentadas por autores como Morin e Souza a respeito da alternativa representada pelo que denominam “projeto autonomista”, são, então, levadas em consideração na construção de um discurso onde se busca conferir um papel diferenciado à instituição escolar - diante de seu potencial de propagar mudanças estruturais - e ao ensino da Geografia – diante do seu conteúdo de trabalho - na implementação deste que seria um projeto de construção e consolidação de um sentido verdadeiramente humano para a existência do homem no planeta Terra.
Palavras-chave: atualidade, projeto autonomista, mudanças estruturais, ensino de Geografia, escola |
|
 |
The current article seeks to reflect about a perspective to the teaching of geography and to the present school that takes into consideration the new circumstances that are presented and that indicate the necessity to realize a deep change in the way as the humans are writing your history. In this way, the study aims to reflect about a new perspective to the geography teaching that shows more efficacious to apprehend the essential facts at present, and in this purpose, to consider all the social and environmental persistent problems, offering solid bases to the construction of an effective alternative. The debates showed by Morin and Souza about the represented alternative, denominated autonomist project, are take into consideration in the construction of a speech that seeks to confer a prominent place to the school institution – in front of your potential to propagate structural changes – and to the geography teaching - in front of your work contents – in the implementation of this project that would like to be a project of construction and consolidation of a real human meaning for the human existence in the Earth.
Keywords: present, autonomist project, structural changes, geography teaching, school. |
|
 |
A atualidade e o ensino da geografia: algumas reflexões |
Publicada em: 13/01/2009 às05:00 Volume 1, número 1