A GEOGRAFIA AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA CRÍTICA DO CONTEÚDO QUE SE ENSINA NA ESCOLA
Por: Anderson Bem
 | Resumo Uma das premissas do estudo ora apresentado, é que os conteúdos de geografia agrária presentes nos manuais didáticos do Ensino Básico não contemplam a realidade do espaço agrário brasileiro. Para tal crítica analisamos 5 das 10 coleções didáticas de Geografia aprovadas pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) para o ano de 2011. Fazemos uso de um roteiro avaliativo com intuito de compreender a concepção de Geografia que se faz presente nos livros didáticos. A constatação da análise é que algumas coleções reproduzem a geografia positivista, ancorada em quantificar os produtos agropecuários produzidos nas diferentes regiões do país. As outras três coleções observadas avançam no sentido de dar prioridade as relações sociais de produção no campo, discutindo a concentração fundiária e Reforma Agrária de forma a possibilitar questionamentos para um ensino crítico em sala de aula. Todavia, os conteúdos não são discutidos na perspectiva da totalidade espacial, separa-se a agricultura moderna da questão ambiental, a relação agricultura e indústria é tratada de forma harmônica, cometem-se erros conceituais, por exemplo: ao confundir renda capitalizada com lucro, conceituar indústria do campo com sinônimo de agroindústria. Também não se faz a distinção entre os modelos de produção agropecuários no campo que a paisagem geográfica denúncia, o agronegócio e agricultura camponesa. Palavras-chave: Conteúdos, Geografia Agrária, Livros Didáticos, Ensino Básico. | |  | Abstract One of the premises presented is that the contents of agrarian geography present in the didactic books in the primary schools do not contemplate the reality of the Brazilian agrarian space. Regarding such criticism we analyzed 5 among 10 geography didactic collections approved by National Plan of the Didactic Book (Plano Nacional do Livro Didático) for the year of 2011. We have used an assessment guide to comprehend the concepts of geography that are present in our didactic books. We verified from this analysis that some collections reproduce the positivist geography, which quantify the agriculture products produced in different regions of the country. The other three collections observed prioritize the social relationships of production in the field, discussing the agrarian concentration and the Agrarian Reformation in order to raise questions for a more critical teaching in the classroom. However, the contents are not discussed in the perspective of spatial totality, they separate the modern agriculture from the environmental issues, the relation between agriculture and industry is dealt in a harmonic form, conceptual mistakes are made, for instance: when confusing capitalized income with profit or when conceptualizing industry of the field with synonymous of agribusiness. The distinction among the models of agriculture production in the field that the geographical landscape shows, the agribusiness and peasant agriculture are not done. Keywords: Contents, Agrarian Geography, Didactic Books, Primary School. | |  | A GEOGRAFIA AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA CRÍTICA DO CONTEÚDO QUE SE ENSINA NA ESCOLA |
Publicada em: 14/02/2012 às12:45 Volume 4, número 6
|